Translate

Pesquisar este blog

Unidades de Ordem Pública


UOP Centro


São 469 guardas municipais que atuam 24 horas por dia, sete dias por semana

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), inaugurou no dia  5 de setembro a segunda Unidade de Ordem Pública, a UOP-Centro. A partir da reformulação do treinamento da GM-Rio, os agentes que atuam na nova UOP estão capacitados para agir de forma mais territorializada, identificando os problemas específicos do Centro. A UOP é o Choque de Ordem permanente nos bairros, que marca o início de uma nova fase no combate à desordem na cidade.

A Unidade de Ordem Pública, no Centro, conta com 469 guardas municipais que atuam no perímetro que abrange as Avenidas Rio Branco, Almirante Barroso, Ruas Primeiro de Março, Assembléia, Sete de Setembro, Avenida Presidente Antônio Carlos, Praça XV, Cinelândia, entre outras áreas do coração financeiro do Rio, transformando as ações pontuais de ordenamento em uma cultura de permanente manutenção da ordem.

Desde 24 de agosto, em ações preventivas, guardas municipais já vinham ocuparam o Centro com o objetivo de ordenar o espaço público e preparar a região para a implantação da Unidade de Ordem Pública.

Os guardas municipais da UOP-Centro trabalham em turnos, garantindo patrulhamento 24 horas por dia, sete dias por semana, para coibir irregularidades como estacionamento irregular, excesso de mesas e cadeiras nas calçadas, ambulantes sem licença, entre outras ações que venham a ferir o Código de Posturas e a Legislação do Município.

Todas as equipes da UOP-Centro estão equipadas com rádios transmissores e smartphones, acoplados a mini impressoras, onde as irregularidades são registradas e transmitidas imediatamente para uma central de controle da Guarda Municipal, além de contarem com 15 viaturas, três motos, nove bicicletas, e equipamentos não-letais. Não há rotatividade de efetivo, garantindo que um determinado grupo de guardas cuide sempre da mesma área.




UOP Leblon

Inaugurada no dia 27 de outubro de 2011, a Unidade de Ordem Pública do Leblon (UOP-Leblon) foi a terceira UOP implantada pela Prefeitura do Rio na cidade e a primeira da Zona Sul, levando para a região um novo modelo de patrulhamento com guardas capacitados para agir de forma mais territorializada, identificando os problemas especificos de sua área de atuação.

A UOP-Leblon conta com 220 guardas municipais atuando em turnos, 24 horas por dia, sete dias por semana, numa área de 661,446 m²,que abrange as ruas Adalberto Ferreira, Conde Bernadotte, Dias Ferreira, Visconde de Albuquerque, Humberto de Campos, José Linhares e avenidas Bartolomeu Mitre, Delfim Moreira, Afrânio de Mello Franco,entre outras áreas do bairro da Zona Sul, transformando as ações pontuais de ordenamento em uma cultura de permanente manutenção da ordem. A UOP é a presença da Ordem Pública permanente nos bairros.

No primeiro ano de atuação, a fiscalização coibiu problemas crônicos no bairro, alvo de constantes reclamações de moradores, como estacionamento irregular, atuação de ambulantes não autorizados, entre outros problemas.

Números da UOP Leblon desde sua implantação, em 27 de outubro de 2011, até 30 de setembro deste ano:
Foram 62 ocorrências encaminhadas por guardas municipais à 14ª DP (Leblon); 33.293 veículos foram infracionados, sendo 401 veículos rebocados. Dentre os produtos apreendidos com ambulantes não autorizados, estão: 3.268 unidades e 3.721 kg de alimentos perecíveis; 2.468 materiais diversos; 231 bebidas diversas.


4 comentários:

  1. Olá gostaria de pedir a esta tão brava guarda amada por muitos que ela venha dar uma olhada
    na bagunça que esta a Rua professer clemente ferreira em bangu enfrente ao BANGU CHOPPING
    os camelos estão botando barracas entre a rua e a calçada e isso esta
    atrapalhando o transito local antes que a conteca uma tragedia com alguma pessoa OBS.no local tem uma cabine da policia militar e fica uma kombi da guarda municipal e ninguem fala nada com estes camelos que etsão fazendo esta bagunça com o transito.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou morador do recreio .e devidos os anbulantes na rua Alfredo Baltazar da silveira enfrentar a farmácia drogas mil ..os vendedores de rua estão causando um inferno no transito ..agradeço a ajuda si fizer

    ResponderExcluir
  3. Do que adianta reclamar do ambulante, se grande parte da população compra seus produtos piratas e de baixa qualidade? Do que adianta reclamar do ambulante, se quando a GM atua reprimindo o comércio irregular, a população acha um absurdo?
    Na verdade, as pessoas reclamam quando o problema está bem no seu umbigo. Quando é na nossa porta, queremos solução. Quando é na dos outros, criticamos os órgãos públicos.

    ResponderExcluir
  4. Queria parabenizar a Guarda Municipal que na sexta-feira conseguiu colocar ordem nos Quiosques da Praia da Bica no Jardim Guanabara. Espero que essa operação continue

    ResponderExcluir

Juramento do Guarda Municipal

Prometo pela minha honra
De guarda municipal
Proteger e tratar com respeito
Meus superiores, meus
Companheiros e todas as pessoas
Dessa cidade maravilhosa
Seus visitantes, patrimônio e meio
Ambiente
Mesmo com o risco da minha própria vida
Pela cidade do Rio De Janeiro
Eu Prometo

Seguidores

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Canção da GM RIO

Canção da GM RIO

Mural de recados


BG