Translate

Pesquisar este blog

Programas sociais


Programas Sociocomunitários


Como força de segurança comunitária, a Guarda Municipal identifica em seu dia-a-dia situações que exigem atuação especial. Assim nasceram o Banda na Praça, o Showdog e o Judô, alguns dos principais programas sociocomunitários da GM-Rio. Em comum, a missão de promover a integração.


JUDÔ E JIU-JITSU EDUCACIONAL - Dentro dos programas sócio-comunitários que desenvolve, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro mantém há 10 anos o Projeto Judô e Jiu-Jtsu Educacional, com aulas gratuitas para estimular a prática esportiva e a integração social de estudantes da rede municipal de ensino. O curso tem cerca de 213 alunos, de 4 a 17 anos, divididos em nove turmas: quatro na unidade de Botafogo (Rua Bambina, 37) e outras três na sede da GM-Rio (Avenida Pedro II, 111, São Cristóvão) . As aulas são ministradas pelo guarda municipal Rosivaldo Guilherme (1º Dan de judô) e pelo professor Paulo Gomes (2º Dan de judô).

Histórico - Implantado experimentalmente em 2000, somente para deficientes auditivos, o projeto já passou por duas reformulações. Em março de 2001, a GM-Rio abriu as portas também para alunos com deficiência mental leve e estudantes de baixa renda. Em abril de 2006, houve mais uma mudança. A coordenação do projeto foi transferida para o Grupamento de Ronda Escolar, que mantém contato direto com todas as unidades escolares, buscando atrair alunos matriculados na rede municipal de ensino, incluindo surdos.

Campeonatos - Com o incentivo do comando da GM-Rio, os alunos serão filiados à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro e à Liga Estadual de Judô do Rio de Janeiro para participar de campeonatos esportivos. Antes da reformulação, os antigos alunos disputavam torneios obtendo ótimos resultados, como os da Liga de Judô do Estado do Rio de Janeiro de 2002 e 2003. Todo este trabalho reflete no comportamento dos jovens, que ficam disciplinados e mais responsáveis.

Como participar - Os interessados podem se inscrever na unidade de Botafogo ou na sede da GM-Rio, em São Cristóvão. Para fazer a inscrição, é necessário levar três fotos 3x4, declaração escolar, atestado médico, laudo médico, além de cópias da certidão de nascimento, comprovante de residência e cópia da carteira de identidade do responsável. Outras informações pelo telefone 2976-6223.



CINOTERAPIA - Utilizada também para o trabalho com crianças, deficientes e pacientes com problemas emocionais e até patológicos, com dificuldades de comunicação e socialização, a cinoterapia pode ser empregada em diversas áreas, como Psicologia, Psiquiatria, Fonoaudiologia e Fisioterapia. Estudos demonstram que as pessoas liberam endorfina (hormônio que produz o bem-estar) ao acariciar um animal. Ao estimular áreas afetivas não acessíveis de imediato pelos tratamentos convencionais, ocorre a melhoria da interação social, da auto-estima e o fortalecimento do sistema imunológico. A cinoterapia tem apresentado bons resultados em pacientes deprimidos, ou com mal de alzheimer, paralisia cerebral, derrame, síndrome do pânico e fobia social.

Estudo - De abril a junho de 2006, a equipe de Cinoterapia da GM-Rio elaborou um estudo com 24 pacientes, acima de 65 anos, residentes de duas instituições, uma particular e outra pública: o Camp Residencial para Terceira Idade, em Jacarepaguá, e o Abrigo Cristo Redentor, em Higienópolis, respectivamente. O resultado comprovou a eficácia da terapia facilitada com cães, que superou as expectativas ao proporcionar melhoria no quadro geral dos pacientes, como maior concentração e diminuição nos casos de carência afetiva e depressão. Houve também a redução do sentimento de insegurança e maior independência deles nas atividades diárias. Este estudo foi apresentado durante o IV Congresso Internacional de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro (GeriatRio), realizado em outubro, em Búzios, causando bastante interesse por profissionais da área.


POR DENTRO DA QUINTA - Mais novo programa socioeducativo da GM-Rio, o “Por Dentro da Quinta” oferece visitas guiadas (gratuitas) por guardas municipais pelos principais pontos turísticos e históricos da Quinta da Boa Vista, residência oficial das Famílias Real e Imperial até 1889. No roteiro de cerca de duas horas, os visitantes percorrerem parte da área externa, em uma verdadeira aula-passeio com orientações sobre o Paço de São Cristóvão, antigo palácio e hoje Museu Nacional/UFRJ.

Fruto da parceria entre Guarda Municipal do Rio de Janeiro e Riotur, o projeto acabou envolvendo a Secretaria de Meio Ambiente, a Fundação RIOZOO e o Museu Nacional/UFRJ. Durante o passeio, o visitante recebe informações sobre a arquitetura, as grutas e lagos artificiais, projetados pelo paisagista francês Auguste Glaziou entre 1866 e 1876 para embelezar o parque. A Quinta da Boa Vista é um dos maiores parques urbanos da cidade e também abriga o Jardim Zoológico.

Treinamento - Idealizado pelo guarda Paulo Menezes, da 8ª Inspetoria da GM-Rio (Tijuca, unidade responsável pelo parque) e logo abraçado pelos órgãos envolvidos, o projeto contou com curso de capacitação com aulas teóricas e práticas para 12 GMs, selecionados entre 30 voluntários. Ministradas por instrutores da Academia da Guarda e professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as aulas foram realizadas no Museu Nacional e na área externa do parque. Entre as disciplinas, História da Família Real, Turismo, Oratória, Relações com o Público, Educação Física, Língua Portuguesa e Preservação Ambiental e Reserva Ecológica da Quinta da Boa Vista.

Como participar - As visitas acontecem às terças, quintas e sábados, duas vezes por dia (às 9h e às 14h), para grupos de no mínimo 10 pessoas. Os interessados devem agendar um horário no Núcleo Socioeducativo da GM-Rio, pelo telefone 3295-5745, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.



BANDA NA PRAÇA - Em nove anos de existência, o programa “Banda na Praça” contabiliza mais de 200 apresentações em dezenas de praças, atendendo a diversos bairros, como São Cristóvão, Tijuca, Vila Isabel, Praça Seca, Madureira, Méier, Vila Valqueire, Penha, Bangu, Irajá, Bangu, Campo Grande, Realengo, Ilha do Governador, Flamengo, Laranjeiras, Copacabana, Ipanema, Lagoa, Centro e Barra da Tijuca. O repertório vai de chorinho a forró, passando pelo tradicional samba carioca e pela MPB.


PAIS SOCIAIS - Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Guarda Municipal participou do projeto “Pais Sociais”, implantado em 1985 pela Prefeitura do Rio em escolas municipais. O programa funcionou em 34 unidades de ensino, 12 delas sob a responsabilidade de casais de guardas municipais e suas esposas que funcionam como pais sociais de crianças e adolescentes encaminhadas pela 1ª Vara da Infância, Juventude e do Idoso e Conselhos Tutelares.

Incentivo - Com seus filhos biológicos, os 12 pais sociais residiam na própria unidade escolar, cada um deles cuidando de até 12 crianças de famílias diversas. O atendimento buscava evitar a evasão escolar e garantir a escolaridade desses alunos.

Dia-a-dia - Enquanto o pai social trabalhava em suas funções na GM-Rio, as crianças do projeto estavam em salas de aula e a mãe social - esposa do guarda - preparava a casa para receber os “filhos sociais” no fim do dia. Alguns alunos só voltavam para o convívio dos pais biológicos nos fins de semana. Os responsáveis pelos alunos recebiam apoio sócio-educativo de assistentes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social. 

A Guarda no programa – A GM-Rio entrou no programa em 2000 com 11 guardas selecionados entre 100 voluntários que passaram por criteriosa bateria de testes com entrevistas, análise da ficha disciplinar e aptidão, entre outros. O guarda deveria ser casado ou ter relação conjugal estável e, no máximo, quatro filhos, com mais de 1 ano de idade. Com acompanhamento de uma assistente social da GM-Rio, o programa incentivava as mães sociais com uma ajuda de custos repassada pela Secretaria Municipal de Educação. O programa Pais Sociais contou com guardas municipais nos seguintes bairros:


Augusto Vasconcelos - Ciep Pontes de Miranda
Bangu - Cieps Chiquinha Gonzaga e Mena Barreto
Campo Grande - Cieps Doltel de Andrade, Gomes Archer e Anita Malfati
Cascadura - Ciep Manuel Maurício de Albuquerque (duas residências) 
Parque Anchieta - Ciep Augusto Cesar Sandino (duas residências) 
Santa Cruz - Ciep Barão de Itararé
Santíssimo - Ciep Herivelto Martins

  

INTEGRAÇÃO - O programa promoveu ações preventivas e sócio-educativas visando despertar a cidadania e integrar crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos, moradores da Rocinha, Vidigal e áreas vizinhas de baixa renda. Lançado em novembro de 2004, o programa era coordenado pelo Grupamento de Guardas Comunitários (GGC) e funcionava no Núcleo da GM-Rio no Centro de Cidadania Rinaldo De Lamare, em São Conrado. No primeiro ano de funcionamento, o programa atendeu 335 jovens da região.

Ações - Na primeira fase do programa, os jovens conheceram algumas ações sociais desenvolvidas pela Guarda Municipal, como brincadeiras lúdicas e preventivas com guardas do Grupamento de Ronda Escolar, caminhadas de conscientização ecológica organizadas pelo Grupamento de Defesa Ambiental, o showdog com pastores alemães do Grupamento de Cães de Guarda e passeios recreativos na praia com os Grupamentos Especial de Praia e de Apoio ao Turista, que incluem o recolhimento de lixo e esclarecimentos sobre a história da cidade. 

Na etapa seguinte, as ações intensificaram outros aspectos da cidadania, como a oficina profissionalizante do Programa PET (da Comlurb), que transforma garrafas plásticas em utensílios domésticos. Tem ainda o Programa Anti-drogas desenvolvido em parceria com profissionais da Secretaria Especial de Prevenção à Dependência Química, atividades de recreação em praça, realizada com o apoio de orientadores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e ações de prevenção a incêndios repassadas com a participação de equipes do Corpo de Bombeiros, entre outras frentes.

De Lamare - Inaugurado em junho de 2004, o Centro de Cidadania Rinaldo De Lamare funciona no antigo prédio do Hotel São Conrado Palace, comprado pela  Prefeitura do Rio de Janeiro com o objetivo de revitalizar a área. Com 20 andares, o local abriga 15 órgãos municipais, como as Secretarias de Saúde, Assistência Social e de Trabalho e Renda, que desenvolvem diversos programas sociais para adultos e crianças.



Juramento do Guarda Municipal

Prometo pela minha honra
De guarda municipal
Proteger e tratar com respeito
Meus superiores, meus
Companheiros e todas as pessoas
Dessa cidade maravilhosa
Seus visitantes, patrimônio e meio
Ambiente
Mesmo com o risco da minha própria vida
Pela cidade do Rio De Janeiro
Eu Prometo

Seguidores

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Canção da GM RIO

Canção da GM RIO

Mural de recados


BG